Em MacBeth de Shakespeare o rei é informado de que sua esposa continua doente e pede ao médico:
“Cure-a disso! Não podeis acalmar uma mente doente, tirar-lhe da memória as tristezas enraizadas, apagar as angústias gravadas na mente e, com um doce antídoto, aliviar o peito oprimido do peso perigoso que espreme o coração?”
O doutor lhe responde:
“Nisso o doente tem de curar-se a si mesmo.”

Uma abordagem objetiva, passando pela visita estruturada ao nosso passado, pela compreensão do momento atual e pela visão mais clara e construção mais consciente do nosso futuro.

Numa atmosfera de acolhimento e total confidencialidade somos convidados a fazer uma retrospectiva da nossa biografia, a entrar em contato com a nossa verdade e a partir dela mobilizar forças de transformação, que nos encorajam a ordenar o nosso destino.

Neste processo, também conhecido como coaching biográfico, apoiados pelo Aconselhador, vamos trazendo para a consciência as nossas lembranças, compreendendo a dinâmica da nossa existência, revelando um fio condutor e a percepção de que a nossa vida não é apenas uma sucessão aleatória de fatos e sim, um processo contínuo de desenvolvimento e transformação.

Quando as nossas experiências de vida permanecem não digeridas e não integradas, elas atuam inconscientemente no nosso SER, consumindo nossa energia vital e continuamente interferindo na nossa relação com o mundo.


O processo de Aconselhamento Biográfico pode ser abordado como:

Atendimento Individual: sessões periódicas, normalmente semanais, de até uma hora e meia de duração cada, com reflexões e trabalhos individuais entre os encontros.

Atendimento em Grupos: o trabalho com grupos é bastante enriquecedor, pois entrar em contato com experiências diversas auxilia no resgate de nossas próprias memórias. Formar grupos com uma mesma característica oferece a possibilidade de troca de experiências e vivências. Por exemplo, grupo de pessoas que estejam perto de se aposentar, grupo de aposentados, grupo de mulheres, etc.

Panorama Biográfico: trabalho individual de reflexão e elaboração das memórias, de reconstrução do caminho percorrido sob a forma de um verdadeiro Panorama incluindo fatos, sentimentos, fotografias e lembranças pessoais, com o objetivo de registrar e identificar a teia da própria vida. No final do processo é entregue um documento agrupando todas estas lembranças de vida.

Biográficos Temáticos: construídos a partir de uma necessidade específica, a partir de um tema de interesse.

Workshops e Palestras - diversas.